Lula libera R$ 1,4 bilhão para ferrovia no Nordeste e promete entrega até 2026
Presidente afirma que vai concluir a Transnordestina “custe o que custar” e destaca impacto bilionário no PIB regional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (18) um novo investimento de R$ 1,4 bilhão nas obras da Ferrovia Transnordestina, reforçando o compromisso do governo federal em concluir o projeto até 2026. Durante visita ao trecho finalizado em Missão Velha, no Ceará, Lula afirmou que não faltarão recursos para a conclusão da ferrovia.
A obra, que se arrasta há quase duas décadas, foi lançada originalmente em 2006, no segundo mandato do presidente petista. Agora, de volta ao cargo, Lula quer ver o empreendimento concluído:
“Assumi a responsabilidade de que nós vamos concluir essa ferrovia, custe o que custar”, declarou.
Ferrovia que promete virar o jogo no Semiárido
A Transnordestina tem um traçado de 1.209 quilômetros, ligando o município de Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), passando por Salgueiro (PE). Com 280 km atualmente em execução, as obras geram mais de 4 mil empregos diretos e somam mais de R$ 4 bilhões em contratos ativos.
Lula argumentou que o Nordeste precisa ser respeitado e não pode continuar sendo visto como a parte esquecida do país.
“O Nordeste precisa dessa obra. O Nordeste não quer ser mais tratado como se fosse a parte pobre do Brasil”, reforçou.
O investimento federal anunciado contempla R$ 600 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e R$ 816 milhões oriundos do leilão de desinvestimento do Finor — recursos que devem ser liberados nos próximos meses.
Impacto de até R$ 7 bilhões no PIB regional
O governo calcula que, com a ferrovia operando em plena capacidade, o impacto anual no PIB do Semiárido pode chegar a R$ 7 bilhões. A estimativa reforça a importância do modal para escoamento da produção agrícola, especialmente soja, farelo de soja, milho e calcário.
Atualmente, o orçamento total da Transnordestina já atinge R$ 15 bilhões, dos quais R$ 8,2 bilhões já foram executados com aportes públicos e privados.
A expectativa é que os primeiros trens comecem a circular ainda neste ano, em fase de comissionamento, transportando cargas do Terminal Intermodal do Piauí até o centro-sul do Ceará e parte do interior pernambucano.
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